Breaking News

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Duque de Caxias, o Patrono

Os atos de bravura e suas estratégias de guerra, em defesa da pátria, fizeram de Luis Alves de Lima e Silva o militar, mais condecorado da história e o único a receber o título de Duque no Brasil. Lima e Silva nasceu no dia 25 de agosto de 1803, na Fazenda São Paulo, arraial de Porto da Estrela (hoje Taquara, Duque de Caxias). As suas vitórias foram consagradoras e sua ascensão meteórica. Aos cinco anos de idade já era cadete de 1º classe, figurando no 1º Regimento de Infantaria do Rio de Janeiro.

Em defesa da nação, ele atuou tanto internamente quanto externamente. Abafou os rebeldes na Guerra da Independência, na Bahia, lutou contra os argentinos, na Guerra da Cisplatina, e pôs fim ao mais longo e sangrento combate do Brasil: a Guerra dos Farrapos, no Rio Grande do Sul, que durou 10 anos. Mas foi a sua luta na Balaiada, no sertão maranhense, que o militar recebeu a sua maior condecoração.

Um comentário:

  1. Duque de Caxias, o grande Patrono do Exército Brasileiro. Um homem de garra, determinação e cumpridor dos seus deveres em prol do seu Estado, em favor da sua Nação... Quando necessário lutou, com a tremenda coragem do herói, Soldado brasileiro... Grande vulto nacional...

    ResponderExcluir