Breaking News

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Semana Cultural: Sesc Caxias

ESPAÇO VIVO - CARYBÉ ILUSTRADOR – SUA RELEITURA NA VISÃO DO GRAFFITI





O Sesc Rio, utilizando-se do Espaço Vivo, uma galeria de arte ao ar livre formada pelos arcos que compõem a arquitetura de sua Unidade em Duque de Caxias, faz uma sensível homenagem a Carybé, nome artístico de Hector Julio Paride Bernabó, pintor naturalizado brasileiro, de origem argentina e que, radicado na Bahia, tornou-se um dos seus maiores e mais representativos artistas. Para retratar um pouco da obra desse artista convidamos grafiteiros expoentes na cena atual: Nitcho, Tarm, Acme, Denne, Magrão, crew La Selva, além de Julio, da própria Bahia, que farão a releitura de algumas de suas obras. O graffiti foi escolhido por ser tratar de uma arte urbana que a cada dia mais rompe as tradicionais barreiras na tentativa da institucionalização da arte.

Em paralelo à releitura dos grafiteiros, a exposição das gravuras originais do artista, que ilustraram o livro de Jorge Amado, O Compadre de Ogun, mostra, exemplarmente, o encanto e a força das cores e formas de seu trabalho.

Carybé, cujo centenário de nascimento é comemorado neste ano, revelou, de maneira bela e singular, o modo simples de viver do nosso povo. Esta homenagem representa, portanto, o reconhecimento por sua contribuição à cultura brasileira e pelo legado de suas produções artísticas ao mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário