Breaking News

terça-feira, 17 de maio de 2011

Dica da Semana: Jogos Eletrônicos

Jogos Eletrônicos
Um mundo em constante mudança

O PRIMEIRO jogo para computador, Spacewar, foi criado em 1962. O objetivo: destruir asteróides e espaçonaves inimigas. Com o tempo, surgiram incontáveis jogos similares. Nos anos 70 e 80, os computadores pessoais ficaram mais potentes e os jogos de computador se popularizaram. Surgiram jogos de aventura, de quebra-cabeças, de estratégia e de ação. Em certos jogos de estratégia, por exemplo, o jogador deve projetar cidades ou civilizações e administrar seu crescimento. Muitos games (jogos) simulam esportes, como futebol e golfe.
Há jogos elogiados por serem educativos e divertidos. Em alguns deles, você pode tentar pousar um avião, pilotar um carro de corrida ou uma locomotiva a vapor, andar de jet ski ou viajar ao redor do mundo. Mas alguns jogos de ação, em especial os jogos de tiro, são muitas vezes criticados por seu conteúdo violento. Em muitos deles, o objetivo é que o jogador escolha uma arma e saia atirando nos inimigos para matar — quer eles sejam humanos quer não.
Jogos em rede — a nova mania
Britânia tem cerca de 230.000 cidadãos. Esse país é habitado por todo tipo de pessoas: soldados, alfaiates, ferreiros, músicos. Eles vão à guerra, constroem cidades, abrem lojas, se casam e morrem. Mas essa Britânia, especificamente, não existe na realidade. É um mundo medieval virtual, um lugar onde jogadores se encontram pela Internet para competir e interagir simultaneamente — um tipo de jogo de computador, chamado jogo em rede, que está ficando cada vez mais popular. Espera-se que essa seja a próxima coqueluche no mundo dos jogos eletrônicos. Lançado em 1997, Ultima Online — que inclui a terra fantástica de Britânia — foi o primeiro game para Internet. Desde então, surgiram muitos outros jogos do gênero, e há mais a caminho.
O que torna esse tipo de jogo diferente? Os vários personagens com quem você se depara no jogo não são controlados pelo computador, mas por outras pessoas que jogam simultaneamente pela Internet. Milhares de pessoas podem participar do mesmo jogo. Por exemplo, dizem que jogadores de 114 países já participaram de partidas de Ultima Online ao mesmo tempo. A popularidade desses jogos depende em grande parte do contato social envolvido. Os jogadores podem conversar bastante entre si e, assim, sentir que fazem parte de uma comunidade global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário