Breaking News

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Dica do dia!! (Windows 7)

•Como alterar o papel de parede do Windows 7 Starter Edition usando o programa:
Oceanis Change Background - Baixar

Muita gente vibrou com a chegada do Windows 7 Starter Edition ao Brasil. O pacote é o mais barato da nova versão do Windows e, consequentemente, o mais acessível deles. Mas nem sempre tudo o que é mais barato tem as mesmas vantagens do pacote de preço superior – até porque se o valor é menor, haverá algum tipo de limitação.
Quem comprou a versão Starter Edition teve uma surpresa um tanto desagradável. O sistema não permite a personalização de papel de parede no desktop. Um problema para muita gente, sem dúvida nenhuma. Não adianta tentar pelos meios convencionais. Se você não tiver uma ferramenta como o Oceanis Change Background, seus esforços serão em vão.
Então, se você comprou o novo Windows e pretende fazer alterações no seu plano de fundo – como qualquer usuário normal costuma fazer – vai precisar do Oceanis Change Background. Depois de ter concluído o download e descompactado o arquivo, basta clicar duas vezes sobre ele para que o programa seja instalado.



O processo ocorre normalmente, sem exigir nenhum tipo de operação mais complicada ou procedimento diferenciado. A única exigência que o Oceanis Change Background faz é que você reinicie seu computador. Feito isso, você vai reparar que o fundo já está diferente.
Abra o Oceanis Change Background. Apesar de a interface não ser exatamente o que se chama de bonita ou “na moda”, serve bem para este propósito. Trata-se de uma espécie de reprodução da central de personalização de plano de fundo do Windows 7. Ali você consegue fazer as alterações relacionadas apenas às imagens do wallpaper.




Logo acima do menu de imagens, há um menu dropdown no qual você pode optar por usar as “Default WallPaper”, oferecidas pelo próprio Oceanis, ou então usar as imagens da opção “Sample Pictures”. Você ainda pode selecionar outros diretórios nos quais estão as suas imagens preferidas – basta clicar em “Navegar” e encontrar a pasta correta.
Ainda existe a opção de alteração automática do seu plano de fundo de acordo com o intervalo de tempo estipulado pelo Oceanis Change Background. Basta clicar em “Shuffle”, selecionar os papéis de parede que você deseja alternar e determinar o tempo para a troca de cada um deles.
Quando terminar de editar essas opções, clique em “Salvar alterações” para que as suas alterações surtam efeito. Feito isso, não há necessidade de reiniciar o computador ou fazer qualquer outra operação! Seu plano de fundo já está personalizado e pronto para ter a sua cara!

terça-feira, 21 de junho de 2011

Google quer digitalizar 250 mil livros da British Library

O gigante das buscas na Internet já digitalizou 13 milhões de livros, por meio de parcerias com mais de 40 bibliotecas em todo o mundo.

Acervo da Biblioteca Britânica é digitalizado pela Google. (Fonte da imagem: Docpi)

Reuters. De Georgina Prodhan - O Google planeja digitalizar um quarto de milhão de livros do acervo da British Library, cobrindo o período da revolução francesa ao fim da escravidão, como parte de seu ambicioso projeto para livros.

O gigante das buscas na Internet já digitalizou 13 milhões de livros, por meio de parcerias com mais de 40 bibliotecas em todo o mundo, e oferece acesso a esse conteúdo por meio de seus resultados de buscas.

O projeto da British Library envolve uma seleção de livros publicados entre 1700 e 1870, entre os quais panfletos feministas sobre a rainha Maria Antonieta e um relato sobre um hipopótamo empalhado que pertenceu ao príncipe de Orange.

O Google arcará com os custos da digitalização, e os livros depois ficarão disponíveis para busca de texto completo e leitura por meio do Google Books, e também poderão ser localizados por meio de buscas no site da British Library e ficarão armazenados no arquivo digital da biblioteca.

O Google não fatura dinheiro algum em suas parcerias com bibliotecas, mas afirma que a inclusão de material de livros que não circulam amplamente enriquece seus resultados de busca.

"Nosso objetivo, no Google, sempre foi o de oferecer às pessoas o maior acesso possível à informação disponível no mundo", disse Peter Barron, diretor de relações externas da empresa, à Reuters, na segunda-feira.

Na Europa, o Google só digitaliza livros sobre os quais não haja direitos autorais, mas sua prática de digitalizar todos os livros nas bibliotecas norte-americanas com que formou parcerias resultou em problemas para a empresa junto a escritores e editoras norte-americanos, que abriram um processo contra o Google em 2005; o caso ainda não foi encerrado.

O Google vinha oferecendo fragmentos de livros online sem a permissão dos detentores de direitos autorais, e atribuindo aos autores e detentores de direito a responsabilidade por contatar a empresa e requisitar pagamentos ou expressar suas objeções.

A British Library trabalha com diversos parceiros e planeja ter boa parte de sua coleção de 150 milhões de itens disponível para acesso online até 2020.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Como Criar Gif Animado no Fireworks

Gifs animados são utilizados principalmente em banners para chamar a atenção e conseguir um clique do usuário. Então, que tal aprender a criar um gif animado no seu editor de imagens favorito, o Fireworks?

•Para criar um gif animado no fireworks é muito simples, veja o passo a passo:

1- Abra o Fireworks, vá no menu File> New e defina o tamanho em 300x300 pixels de cor branca.

2- Na caixa Frames and History clique no ícone “New / Duplicate State”, é o segundo da direita para a esquerda. Agora você já tem dois estados da imagem, mas você pode inserir quantos estados achar necessários. Nesse exemplo vamos ficar nos dois frames mesmo.


3- Clique sobre o primeiro estado, você pode definir o que haverá nesse estado, no nosso exemplo foi colocado um texto escrito: Digital Max.
4- Clique sobre o segundo estado, no caso  foi colocado a seguinte frase: Profissionais da Web.
5- Dê dois cliques no valor 7 do primeiro frame e altere para 100.

6- Repita a etapa 05 para o frame 02, isso fará que cada imagem seja exibida durante 100 segundos antes de mudar para a próxima.

7- Agora seu gif animado está pronto, você poderá visualizar sua animação clicando no botão play que fica abaixo da área de edição do seu gif.

8- Clique no menu File > Save As… e no tipo de arquivo selecione “Animated Gif” (gif animado). Dê um nome para seu gif animado e escolha qual local ele deve ser salvo.


Veja como ficou o gif animado criado a partir do tutorial:
- Dicas:
•Seja criativo!
•Não se limite somente as aulas!
•Esteja sempre praticando o que foi ensinado em aula!
•Pesquise tutoriais, Pratique novas ferramentas, Leia e Estude!

-Por mais que se conheça um assunto,
deve-se sempre relembrar o que se sabe.
(DigitalMax Caxias)

sábado, 11 de junho de 2011

Biblioteca Digital - Portal do Conhecimento


O Portal Domínio Público é o conjunto de obras culturais, de tecnologia ou de informação (livros, artigos, obras musicais, invenções e outros) de livre uso comercial.

É um ambiente virtual gratuito que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

Desta forma, também pretende contribuir para o desenvolvimento da educação e da cultura, assim como, possa aprimorar a construção da consciência social, da cidadania e da democracia no Brasil.

Estando de acordo com as diretrizes desse conceito, a DigitalMax está lançando uma Campanha de  Incentivo a Leitura, na qual utilizará o Portal Domínio Público como referência nesse projeto educacional.

A campanha de Incentivo à Leitura visa a promover a valorização social da leitura e da escrita com qualidade, diversidade e inovação.

Não perca essa oportunidade de adquirir mais conhecimento.


"Uma biblioteca digital é onde o passado encontra o presente e cria o futuro."
Dr. Avul Pakir Jainulabdeen Abdul Kalam

Presidente da Índia - 09/set/2003

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Dica da Semana: Computação em Nuvem

Computação em nuvem

O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.
O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas x ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.
Num sistema operacional disponível na Internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma. O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na Internet. O PC torna-se apenas um chip ligado à Internet—a "grande nuvem" de computadores—sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor).

Vantagens

A maior vantagem da computação em nuvem é a possibilidade de utilizar softwares sem que estes estejam instalados no computador. Mas há outras vantagens:
·        Na maioria das vezes o usuário não precisa se preocupar com o sistema operacional e hardware que está usando em seu computador pessoal, podendo acessar seus dados na "nuvem computacional" independentemente disso;
·        As atualizações dos softwares são feitas de forma automática, sem necessidade de intervenção do usuário;
·        O trabalho corporativo e o compartilhamento de arquivos se tornam mais fáceis, uma vez que todas as informações se encontram no mesmo "lugar", ou seja, na "nuvem computacional";
·        Os softwares e os dados podem ser acessados em qualquer lugar, bastando que haja acesso à Internet, não estando mais restritos ao ambiente local de computação, nem dependendo da sincronização de mídias removíveis.
·        O usuário tem um melhor controle de gastos ao usar aplicativos, pois a maioria dos sistemas de computação em nuvem fornece aplicações gratuitamente e, quando não gratuitas, são pagas somente pelo tempo de utilização dos recursos. Não é necessário pagar por uma licença integral de uso de software.